quinta-feira, 23 de maio de 2024

Redação: Como escrever?

 Escrever uma redação envolve várias etapas, desde a compreensão do tema até a revisão do texto final. Aqui está um guia básico para escrever uma redação:

1. Entenda o Tema: Leia atentamente o tema da redação e certifique-se de compreender completamente o que está sendo pedido. Identifique as principais palavras-chave e conceitos.

2. Faça um Esboço ou Roteiro: Antes de começar a escrever, é útil fazer um esboço ou roteiro para organizar suas ideias. Liste os pontos principais que você deseja abordar e pense na estrutura geral da redação.

3. Introdução: Comece sua redação com uma introdução clara e envolvente. Apresente o tema e forneça uma visão geral do que será discutido. Termine a introdução com uma tese ou declaração de propósito, que indica a posição que você irá defender ao longo do texto.

4. Desenvolvimento: O corpo da redação é onde você apresenta e desenvolve seus argumentos. Organize seus pontos em parágrafos distintos, cada um abordando uma ideia específica. Use evidências, exemplos e argumentos lógicos para apoiar suas afirmações. Certifique-se de conectar seus parágrafos de forma coesa, utilizando conectivos adequados.

5. Conclusão: Finalize sua redação com uma conclusão forte e persuasiva. Recapitule brevemente os principais pontos discutidos no corpo do texto e reafirme sua tese. Termine com uma reflexão final ou uma chamada para ação, dependendo do tipo de redação.

6. Revisão e Edição: Após concluir o texto, reserve um tempo para revisar e editar. Verifique a coesão e a coerência do texto, a clareza das ideias, a gramática e a ortografia. Faça ajustes conforme necessário para melhorar a qualidade geral da redação.

7. Leitura Crítica: Antes de finalizar, leia sua redação criticamente, colocando-se no lugar do leitor. Considere se sua argumentação é convincente, se as ideias são claras e se o texto é envolvente. Faça as alterações necessárias com base em sua análise crítica.

8. Formatação: Por fim, certifique-se de que sua redação esteja formatada de acordo com as instruções fornecidas, incluindo fonte, espaçamento e margens. Preste atenção também à apresentação visual do texto, garantindo que seja fácil de ler e entender.

O que é uma FRASE DE IMPACTO?

Uma frase de impacto é uma declaração poderosa e memorável que tem o objetivo de capturar a atenção do público e transmitir uma mensagem forte e convincente. Aqui estão três exemplos de frases de impacto recentes:

"Nós somos o último grito de socorro da Terra." - Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, durante seu discurso na Cúpula do Clima da ONU em 2019. Essa frase ressalta a urgência da crise climática e a necessidade de ação imediata para proteger o planeta.

"Vidas negras importam." - Este é o lema do movimento Black Lives Matter, que ganhou destaque em 2020 após uma onda de protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial nos Estados Unidos e em todo o mundo. Essa frase enfatiza a importância de reconhecer e valorizar a vida dos negros e combater o racismo sistêmico.

"Fique em casa, salve vidas." - Esta frase foi amplamente utilizada por governos e autoridades de saúde durante a pandemia de COVID-19 para incentivar as pessoas a aderirem ao distanciamento social e às medidas de quarentena. Ela destaca a responsabilidade individual na prevenção da propagação do vírus e na proteção da saúde pública.

     Outros 3 exemplos da geopolítica:

 

Claro, aqui estão três exemplos de questões geopolíticas atuais:

 

1. Disputas no Mar da China Meridional: Vários países, incluindo China, Vietnã, Filipinas e outros, reivindicam partes do Mar da China Meridional, uma região rica em recursos naturais e estrategicamente importante para o comércio marítimo. A China tem expandido suas atividades militares e construído ilhas artificiais na região, aumentando as tensões com outros países e provocando preocupações sobre a segurança regional.

 

2. Conflito na Síria: A guerra civil na Síria envolve uma complexa teia de atores internacionais, incluindo o governo sírio, rebeldes, grupos terroristas, potências regionais como Turquia e Irã, e potências globais como Estados Unidos e Rússia. A luta pelo controle do território, recursos e influência geopolítica tem contribuído para a prolongada instabilidade na região e causado um grave impacto humanitário.

 

3. Competição no Ártico: Com o derretimento do gelo polar devido às mudanças climáticas, o Ártico está se tornando cada vez mais acessível para exploração de recursos naturais e rotas de transporte marítimo. Países como Rússia, Estados Unidos, Canadá, Noruega e China estão competindo pelo controle e acesso aos recursos e rotas de navegação no Ártico, levando a tensões geopolíticas e disputas territoriais na região.


REDAÇÃO: O que é ARGUMENTO DE IMPACTO?

                                                      O que é um argumento de impacto?

 

Um argumento de impacto é um tipo de argumentação que se concentra em destacar as consequências significativas de uma determinada ação, política, evento ou ideia. Em vez de se concentrar nos detalhes ou nuances específicas, um argumento de impacto busca enfatizar os efeitos amplos e muitas vezes profundos que algo pode ter sobre pessoas, comunidades, instituições ou até mesmo sobre o mundo em geral.

Por exemplo, em um debate sobre a legalização da maconha, um argumento de impacto poderia destacar como essa política pode influenciar a criminalidade, a saúde pública, a economia e até mesmo as relações internacionais, em vez de se concentrar apenas nos aspectos específicos do consumo de maconha.

Os argumentos de impacto são frequentemente usados em contextos persuasivos, como debates, discursos políticos, ensaios persuasivos e campanhas de advocacy. Eles são eficazes porque ressoam com as preocupações e interesses do público, mostrando como uma determinada questão pode afetar suas vidas de maneiras tangíveis e significativas.

Estrutura textual estilo CAVEIRÃO para Provas de Redação

 


Esquema de ESTRUTURA TEXTUAL para Concurso Público e ENEM


 

Tabela de Conjunções Coordenativas e Subordinativas


 

10 questões de PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO com Gabarito

 10 questões de Período Composto por Coordenação com Gabarito:

 

1. Assinale a alternativa que apresenta um período composto por coordenação.

   a) Não apenas estudou, como também passou no exame. 

   b) Maria acordou cedo e foi correr no parque. 

   c) Ele terminou o trabalho e descansou. 

   d) Porque estava cansado, foi dormir cedo. 

   e) Embora estivesse chovendo, eles foram ao parque.

 

2. Identifique a oração que apresenta coordenação adversativa.

   a) João queria ir ao cinema, mas estava sem dinheiro. 

   b) Ela gosta de ler e escrever. 

   c) Estava frio, então levei um casaco. 

   d) Não estudou, portanto, foi reprovado. 

   e) Ou você aceita, ou vai embora.

 

3. Qual das opções apresenta uma oração coordenada explicativa?

   a) Ele não veio, pois estava doente. 

   b) Cheguei cedo, e o escritório já estava aberto. 

   c) Ela estuda bastante e trabalha duro. 

   d) Não só cantou, como também dançou. 

   e) Pode ficar tranquilo, pois eu cuido de tudo.

 

4. Assinale a alternativa que apresenta uma coordenação conclusiva.

   a) Maria chegou atrasada, logo perdeu a reunião. 

   b) Ele queria ir, mas estava chovendo muito. 

   c) Não só gritou, como também fez um escândalo. 

   d) Ela estuda bastante, entretanto, não consegue boas notas. 

   e) Ora chove, ora faz sol.

 

5. Em qual das alternativas abaixo há uma oração coordenada disjuntiva?

   a) Ele estuda e trabalha ao mesmo tempo. 

   b) Saia de casa, ou eu chamarei a polícia. 

   c) Gritou tanto, que ficou sem voz. 

   d) Estava chovendo, mas mesmo assim eles foram. 

   e) Estava doente, então não foi à escola.

 

6. Qual das alternativas apresenta uma oração coordenada assindética?

   a) Ela estava feliz, portanto sorriu. 

   b) Ele chegou em casa, tomou banho, jantou, foi dormir. 

   c) Saia cedo, ou perderá o ônibus. 

   d) Não estudei, por isso fui mal na prova. 

   e) Ele não só cantou, como também dançou.

 

7. Identifique a oração coordenada conclusiva.

   a) Ele não estuda, portanto não passa. 

   b) Ela gosta de música clássica e jazz. 

   c) Ora estava feliz, ora triste. 

   d) Maria cantou, mas não dançou. 

   e) Ele não veio porque estava doente.

  

8. Assinale a alternativa que apresenta uma coordenação copulativa.

   a) Maria não só viajou, como também fez compras. 

   b) Ele estuda e trabalha ao mesmo tempo. 

   c) Não foi ao médico, portanto está doente. 

   d) Ele queria ajudar, mas estava ocupado. 

   e) Vou à praia ou ao cinema.

 

9. Qual das alternativas apresenta uma oração coordenada adversativa?

   a) Ele trabalha, mas não ganha bem. 

   b) Fui ao mercado e comprei frutas. 

   c) Ela estava cansada, logo foi dormir. 

   d) Saia de casa, ou chamarei a polícia. 

   e) Ele chegou cedo, então esperou.

 

10. Identifique a oração coordenada sindética.

    a) Ela canta bem e toca violão. 

    b) Ele não só estuda, como também trabalha. 

    c) Não veio, pois estava doente. 

    d) O carro estava quebrado, então pegamos um táxi. 

    e) Ele chegou, sentou, comeu.

 

 

Gabarito:

 

1. Assinale a alternativa que apresenta um período composto por coordenação.

   - Resposta: b) Maria acordou cedo e foi correr no parque.

 

2. Identifique a oração que apresenta coordenação adversativa.

   - Resposta: a) João queria ir ao cinema, mas estava sem dinheiro.

 

3. Qual das opções apresenta uma oração coordenada explicativa?

   - Resposta: a) Ele não veio, pois estava doente.

 

4. Assinale a alternativa que apresenta uma coordenação conclusiva.

   - Resposta: a) Maria chegou atrasada, logo perdeu a reunião.

 

5. Em qual das alternativas abaixo há uma oração coordenada disjuntiva?

   - Resposta: b) Saia de casa, ou eu chamarei a polícia.

 

6. Qual das alternativas apresenta uma oração coordenada assindética?

   - Resposta: b) Ele chegou em casa, tomou banho, jantou, foi dormir.

 

7. Identifique a oração coordenada conclusiva.

   - Resposta: a) Ele não estuda, portanto não passa.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta uma coordenação copulativa.

   - Resposta: b) Ele estuda e trabalha ao mesmo tempo.

 

9. Qual das alternativas apresenta uma oração coordenada adversativa?

   - Resposta: a) Ele trabalha, mas não ganha bem.

 

10. Identifique a oração coordenada sindética.

    - Resposta: d) O carro estava quebrado, então pegam

10 questões de PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO com Gabarito.

 10 questões de Período Composto por Subordinação com Gabarito.

 

1. Assinale a alternativa que apresenta um período composto por subordinação.

 

   a) Ela correu e saltou de alegria. 

   b) Estava chovendo, por isso não saímos. 

   c) Ele foi ao mercado, pois precisava comprar pão. 

   d) Gritou tão alto, que todos ouviram. 

   e) Não só estudou, como também trabalhou.

 

2. Identifique a oração subordinada adjetiva.

 

   a) O livro que comprei é interessante. 

   b) Embora estivesse cansado, foi ao trabalho. 

   c) Se você quiser, podemos sair. 

   d) Ela correu tanto, que ficou exausta. 

   e) Ele veio, mas não ficou muito tempo.

 

3. Qual das opções apresenta uma oração subordinada adverbial causal?

 

   a) Saímos cedo, porque queríamos evitar o trânsito. 

   b) O filme que assisti é ótimo. 

   c) Mesmo que chova, iremos à praia. 

   d) Ele estudou, portanto passou. 

   e) Ele não só cantou, como também dançou.

 

4. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

 

   a) Tenho certeza de que ele virá. 

   b) Fui ao mercado, mas estava fechado. 

   c) Como estava chovendo, levei um guarda-chuva. 

   d) O carro que comprei é azul. 

   e) Estava tão cansado que dormiu cedo.

 

5. Em qual das alternativas abaixo há uma oração subordinada adverbial concessiva?

 

   a) Embora estivesse cansado, continuou trabalhando. 

   b) O livro que li é fascinante. 

   c) Ela canta bem, porque pratica muito. 

   d) Comprei o presente que você pediu. 

   e) Ele chegou e começou a trabalhar.

 

 

 

 

 

 

6. Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adverbial condicional?

 

   a) Se você estudar, passará no exame. 

   b) Fiquei sabendo que ela viajou. 

   c) Ele não veio, pois estava doente. 

   d) O carro que comprei é caro. 

   e) Ela canta tão bem que encantou a todos.

 

7. Identifique a oração subordinada substantiva subjetiva.

 

   a) É importante que você estude. 

   b) Ele foi ao médico porque estava doente. 

   c) O filme que assistimos foi excelente. 

   d) Embora estivesse cansado, ele foi à festa. 

   e) Ele falou tão alto que todos ouviram.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adverbial final.

 

   a) Estudou bastante para que pudesse passar no concurso. 

   b) O livro que comprei é interessante. 

   c) Ela saiu cedo, embora estivesse chovendo. 

   d) Ele gritou tão alto que acordou a vizinhança. 

   e) Estava cansado, mas foi trabalhar.

 

9. Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva?

 

   a) O filme que assisti é ótimo. 

   b) Estava tão cansado que dormiu cedo. 

   c) Embora estivesse chovendo, fomos ao parque. 

   d) Saímos cedo porque queríamos evitar o trânsito. 

   e) Ele não só estudou, como também trabalhou.

 

10. Identifique a oração subordinada adverbial consecutiva.

 

    a) Ele correu tanto que ficou exausto. 

    b) O livro que comprei é interessante. 

    c) Se você quiser, podemos sair. 

    d) Embora estivesse cansado, foi ao trabalho. 

    e) Ele veio, mas não ficou muito tempo.

 

 

Gabarito

 

1. Assinale a alternativa que apresenta um período composto por subordinação.

   - Resposta: d) Gritou tão alto, que todos ouviram.

 

2. Identifique a oração subordinada adjetiva.

   - Resposta: a) O livro que comprei é interessante.

 

3. Qual das opções apresenta uma oração subordinada adverbial causal?

   - Resposta: a) Saímos cedo, porque queríamos evitar o trânsito.

 

4. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

   - Resposta: a) Tenho certeza de que ele virá.

 

5. Em qual das alternativas abaixo há uma oração subordinada adverbial concessiva?

   - Resposta: a) Embora estivesse cansado, continuou trabalhando.

 

6. Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adverbial condicional?

   - Resposta: a) Se você estudar, passará no exame.

 

7. Identifique a oração subordinada substantiva subjetiva.

   - Resposta: a) É importante que você estude.

 

8. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adverbial final.

   - Resposta: a) Estudou bastante para que pudesse passar no concurso.

 

9. Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva?

   - Resposta: a) O filme que assisti é ótimo.

 

10. Identifique a oração subordinada adverbial consecutiva.

    - Resposta: a) Ele correu tanto que ficou exausto.

15 questões de CRASE com gabarito

 

 15 questões sobre crase com gabarito


1. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

  

   Fui ____ padaria comprar pão.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

2. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

   Entreguei o presente ____ amiga.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

3. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

   Voltamos ____ cidade onde nascemos.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

4. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

   Assisti ____ palestra sobre sustentabilidade.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

5. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

   Dedicou-se ____ música desde criança.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

 

 

 

6. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

   Referi-me ____ proposta que você enviou.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

7. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

   Vou ____ casa dos meus pais neste fim de semana.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

8. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

   Dei o recado ____ secretária.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

9. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

   Dirija-se ____ esquerda na próxima rua.

 

   a) a 

   b) à 

   c) á 

   d) a à 

   e) há

 

10. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

    Chegamos ____ escola cedo.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

   

11. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

    Enviamos o convite ____ todos os membros do clube.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

 

12. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

    Fui ____ feira comprar frutas frescas.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

 

13. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

    Ele sempre chega ____ hora marcada.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

 

14. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

 

    O avião parte ____ meia-noite.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

 

15. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

 

    Dirijo-me ____ vossa senhoria.

 

    a) a 

    b) à 

    c) á 

    d) a à 

    e) há

 

Gabarito:

 

1. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

   - Resposta: b) à

 

2. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

   - Resposta: b) à

 

3. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

   - Resposta: b) à

 

4. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

   - Resposta: b) à

 

5. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

   - Resposta: b) à

 

6. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

   - Resposta: b) à

 

7. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

   - Resposta: b) à

 

8. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

   - Resposta: b) à

 

9. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

   - Resposta: b) à

 

10. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

    - Resposta: b) à

 

11. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

    - Resposta: b) à

 

12. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

    - Resposta: b) à

 

13. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

    - Resposta: b) à

 

14. Escolha a alternativa correta quanto ao uso da crase:

    - Resposta: b) à

 

15. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase com crase:

    - Resposta: b) à

50 questões de CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL com gabarito

 

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL

 

1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova.
b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha.
c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui.
d) Bateu três horas quando o entrevistador chegou.
e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo.

2. (IBGE) Assinale a frase em que há erro de concordância verbal:
a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade.
b) Não poderia haver dúvidas sobre a necessidade da imigração.
c) Faz mais de cem anos que a Lei Áurea foi assinada.
d) Deve existir problemas nos seus documentos.
e) Choveram papéis picados nos comícios.

3. (IBGE) Assinale a opção em que há concordância inadequada:
a) A maioria dos estudiosos acha difícil uma solução para o problema.
b) A maioria dos conflitos foram resolvidos.
c) Deve haver bons motivos para a sua recusa.
d) De casa à escola é três quilômetros.
e) Nem uma nem outra questão é difícil.

4. (CESGRANRIO) Há erro de concordância em:
a) atos e coisas más
b) dificuldades e obstáculo intransponível
c) cercas e trilhos abandonados
d) fazendas e engenho prósperas
e) serraria e estábulo conservados

5. (MACK) Indique a alternativa em que há erro:

a) Os fatos falam por si sós.
b) A casa estava meio desleixada.
c) Os livros estão custando cada vez mais caro.
d) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possíveis.
e) Era a mim mesma que ele se referia, disse a moça.

6. (UF-PR) Enumere a segunda coluna pela primeira (adjetivo posposto):

(1) velhos ( ) camisa e calça ............
(2) velhas ( ) chapéu e calça ............
( ) calça e chapéu ............
( ) chapéu e paletó ...........
( ) chapéu e camisa ..........

a) 1 - 2 - 1 - 1 - 2
b) 2 - 2 - 1 - 1 - 2
c) 2 - 1 - 1 - 1 - 1
d) 1-2-2-2-2
e) 2-1-1-1-2

7. (UF-FLUMINENSE) Assinale a frase que encerra um erro de concordância nominal:

a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila.
b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas.
c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos.
d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos.
e) Ela comprou dois vestidos cinza.

8. (BB) Verbo deve ir para o plural:

a) Organizou-se em grupos de quatro.
b) Atendeu-se a todos os clientes.
c) Faltava um banco e uma cadeira.
d) Pintou-se as paredes de verde.
e) Já faz mais de dez anos que o vi.

9. (BB) Verbo certo no singular:

a) Procurou-se as mesmas pessoas
b) Registrou-se os processos
c) Respondeu-se aos questionários
d) Ouviu-se os últimos comentários
e) Somou-se as parcelas

10. (BB) Opção correta:

a) Há de ser corrigidos os erros
b) Hão de ser corrigidos os erros
c) Hão de serem corrigidos os erros
d) Há de ser corrigidos os erros
e) Há de serem corrigidos os erros

GABARITO

1. C // 2. D // 3. D // 4. D // 5. D // 6. C // 7. A // 8. D // 9. C // 10. B
 


 

01. (CESGRANRIO) Há concordância nominal inadequada em:

a) clima e terras desconhecidas;

b) clima e terra desconhecidos;

c) terras e clima desconhecidas;

d) terras e clima desconhecido;

e) terras e clima desconhecidos.

 

02. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância nominal, assinale a opção em que a lacuna só pode ser preenchida por um dos termos colocados entre parênteses:

a) cabelo e pupila __________ (negros / negras);

b) cabeça e corpo __________             (monstruoso / monstruosos);

c) calma e serenidade _______ (invejável / invejáveis);

d) dentes e garras __________  (afiados / afiadas);

e) galhos e tronco ___________(seco / secos).

 

03. (ESAF) Assinale a opção em que a mudança de pessoa verbal provoca erro.

a) Requeremos a pavimentação da rua Vicente de Carvalho. - Requeiro a pavimentação da rua Vicente de Carvalho.

b) Apesar do espaço pequeno, temos certeza de que cabemos aí. - Apesar do espaço pequeno, tenho certeza de que caibo aí.

c) Se não nos precavemos a tempo, seremos ludibriados. - Se não me precavenho a tempo, serei ludibriado.

d) Graças ao seu auxílio, reaveremos os documentos. - Graças ao seu auxílio, reaverei os documentos.

e) Nós valemos tanto quanto acreditamos ser nosso valor. - Eu valho tanto quanto acredito ser meu valor.

 

04. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que qualquer uma das formas entre parênteses pode completar corretamente a lacuna do enunciado.

a) olhos e cabeceira _________(negro / negros);

b) pastel e empada __________(esborrachada / esborrachados):

c) homens e mulheres _______ (fanático / fanáticas);

d) massa e carne __________   (estragada / estragados);

e) ditos e zombaria _________ (desnecessária / desnecessárias).

 

05. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que as duas formas entre parênteses podem completar corretamente a lacuna do enunciado:

a) atitudes e hábitos geralmente __________________              (questionado / questionadas);

b) vocabulário e fraseologia restritamente ___________            (utilizados / utilizadas);

c) crítica e objeções inteiramente __________________ (infundados / infundadas):

d) grupos e pessoas linguisticamente _______________           (diferenciados / diferenciadas);

e) segredo e originalidade igualmente ______________ (desejados / desejadas).

 

06. (ESAF) Assinale a opção que resulta correta após a mudança dos tempos verbais do trecho a seguir:

“Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, vamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.”

a) Se analisamos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.

b) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século, perceberíamos que aquelas características sofreram uma reversão.

c) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, iríamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.

d) Se analisássemos o que aconteceu ao longo deste século perceberemos que aquelas características sofreram uma reversão.

e) Se analisarmos o que aconteceu ao longo deste século, íamos perceber que aquelas características sofreram uma reversão.

 

07. (EFOA) “...sabe fugir da carrocinha pelas próprias patas”.

Considerando a concordância nominal, o vocábulo destacado na citação acima será empregado no mesmo gênero e número para preenchimento da lacuna em:

a) Ele tem atitude e opinião ___________ .

b) Nós possuímos casas e apartamentos ___________ .

c) Ele defendeu ponto de vista e idéia ___________ .

d) Ela e ele ___________ fizeram o trabalho.

e) Paulo e ela ___________ vieram receber‑me.

 

08. (Unifor) Na frase: “A madrugada era escura nas moitas de mangue, baixas, meio trêmulas do ventinho frio”, a palavra meio apresenta‑se sob essa forma flexional porque:

a) é um caso de adjetivo que vem antes de vários substantivos, concordando com o mais próximo.

b) concorda com ventinho frio.

c) funciona como advérbio, com valor de um pouco, sendo, portanto, invariável.

d) a concordância se dá com a idéia que a palavra moita encerra ‑ grupo de plantas.

e) se refere a mangue.

 

09. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) São bastante _________ tais idéias e opiniões sobre o computador. (difundidas)

b) Serão _________ tanto os técnicos quanto as pessoas menos qualificadas. (prejudicados)

c) Tornam‑se muito _________ a área e os meios de atuação dos funcionários. (limitadas)

d) Podem ser neste ponto _________a tarefa dos antigos artesãos e a dos modernos operários. (comparadas)

e) Ficam _________ nas mãos de poucos todos os conhecimentos e habilidades. (concentrados)

 

10. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Já foram _________ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. (observadas)

b) Nem sempre são _________ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais. (respeitadas)

c) Por interesses econômicos, têm sido _________ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (relegados)

d) Deveriam ser melhor _________ entre nós os métodos e as técnicas de controle biológico de pragas. (divulgados)

e) Podem ficar irremediavelmente _________ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. (prejudicadas)

 

11. (FURRN) “Meninas, avisem a _________ colegas que vocês _________ é que vão dirigir os ensaios da peça.”

a) vossos – mesmos;

b) seus – mesmas;

c) vossos – mesmas;

d) seus – mesma;

e) vossos – mesmo.

 

12. (ESAF) Assinale a opção em que ocorre erro de concordância verbal.

a) Em uma economia estatal ou centralmente planejada, a responsabilidade pelas decisões econômicas são centralizadas nas mãos do governo.

b) Os meios de produção ‑ com exceção da mão‑de‑obra ‑ são de propriedade coletiva.

c) A burocracia governamental decida quais são os produtos ‑ e em que quantidade ‑ serão produzidos de acordo com um plano nacional centralizado.

d) Os recursos são alocados entre unidades através do sistema de cotas.

e) Os defensores desse sistema enfatizam os benefícios da sincronização e distribuição de recursos em um todo unificado, evitando o desperdício da duplicação inerente à competição.

 

(Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais ‑ Isto É ‑ p.204 e 205)

 

13. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre os parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Devem ser ____ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas)

b) Os países pobres e os países ricos possuem recursos e necessidades muito ____ . (diversos)

c) É preciso que Ciência e Tecnologia estejam ____ às aspirações da comunidade. (subordinadas)

d) Em muitos países, estão intimamente ____ o fenômeno científico e o social. (ligados)

e) Os mecanismos e intenções que determinam a pesquisa nos países ricos são erroneamente ____ para os países pobres. (transferidos)

 

14. (CESGRANRIO) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase:

a) Nem sempre são _________ ao conhecimento do público as causas e consequências dos acidentes nucleares. (levadas)

b) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente _________ pela radiação atômica. (contaminados)

c) Devem ser melhor _________ em nossa terra os recursos hídricos e outras fontes não poluentes de energia. (exploradas)

d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas nucleares sejam _________ por rigorosas normas de segurança. (controlados)

e) Ainda não foram precisamente _________ as vantagens e desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia. (avaliadas)

 

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO de concordância em relação à norma culta da língua:

a) O professor qualificou de inaceitável aquelas gírias.

b) Valorizem-se os estudos sobre as linguagens especiais.

c) Eis as gírias de que se vai tratar nas próximas aulas.

d) Segue anexa a documentação pedida sobre a linguagem dos estudantes.

e) As gírias ouvidas neste colégio são tais quais as que podemos observar em qualquer grupo de jovens.

 

16. (Unirio) Em “creio que tal qual aconteceu”, a expressão tal qual não se flexiona. Assinale o exemplo em que há ERRO na concordância de tal qual:

a) Eram pessoas tais qual você.

b) Era pessoa tal quais vocês.

c) Eram pessoas tal qual vocês.

d) As duas pessoas sentiram tal qual fascinação.

e) Quais leões famintos, tais eram as pessoas na fila da merenda.

 

17. (Mackenzie) Indique a frase em que a palavra é invariável:

a) Eles partiram sós, deixando‑me para trás aborrecida e bastante magoada.

b) Chegada sós, com o mesmo ar exuberante de sempre.

c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações.

d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós essa motivação.

e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

 

18. (NCE) Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

a) Artistas, escritores e desportistas, na Bahia, promove manifestação em favor do candidato.

b) Dona flor e seus dois maridos, sucesso de bilheteria, voltam à tela depois de vinte e cinco anos.

c) Companhias de cerveja deverão trocar amigos sertanejos e baixinhos por loiras e morenas, as chamadas musas etílicas.

d) Com a queda do regime, as mulheres ficaram meias perdidas com as novas regras.

e) O roqueiro e a artista conseguiu transformar o evento num grande espetáculo.

 

19. (FEC) No trecho “O presidente Fernando Henrique Cardoso viu derrotada (...) a proposta brasileira...” foi feita de modo correto a concordância nominal. O mesmo não se pode dizer sobre a frase:

a) Devem ser melhor exploradas em nossa terra os recursos naturais e outras fontes renováveis de energia.

b) Nem sempre são reveladas ao conhecimento do público as razões e os procedimentos geradores de problemas ambientais.

c) Animais e plantas de determinada região podem ser acidentalmente contaminados pelos gases poluídos da atmosfera.

d) É preciso que a construção e o funcionamento de usinas termoelétricas sejam controlados por rigorosas normas de segurança.

e) Ainda não foram precisamente avaliadas as vantagens e as desvantagens da utilização do átomo como fonte de energia.

 

20. (Unisinos) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:

a) Nunca houve divergências entre mim e ti.

b) Ele tinha o corpo e o rosto arranhados.

c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.

d) Tinha vãs esperanças e temores.

e) É necessário certeza.

 

 21. (PUC) Assinale a seqüência que completa estes períodos:

I. Ela _________ disse que não iria.

II. Vão ________ os livros.

III. A moça estava _________ aborrecida.

IV. É _________ muita atenção para atravessar a rua.

V. Nesta aula, estudam a terceira e a quarta ____ do primeiro grau.

a) mesmo ‑ anexos ‑ meia ‑ necessário ‑ série.

b) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessária ‑ séries.

c) mesmo - anexo - meio ‑ necessário ‑ séries.

d) mesma ‑ anexos - meio ‑ necessário ‑ séries.

e) mesma - anexos - meia ‑ necessário ‑ séries.

 

22. (Fatec) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:

“É ________ discussão entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois já se disse ________ vezes que da discussão, ainda que ________ acalorada, nasce a luz”.

a) bom ‑ voltados ‑ bastantes ‑ meio.

b) bom ‑ voltadas ‑ bastante ‑ meia.

c) boa - voltadas ‑ bastantes ‑ meio.

d) boa - voltados ‑ bastante ‑ meia.

e) bom ‑ voltadas ‑ bastantes ‑ meia.

 

23. (UFSM) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correra:

a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro.

b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra.

c) Ela ficou meia preocupada com a notícia.

d) Muito obrigada, querido, falou‑me emocionada.

e) Anexo, remeto‑lhes nossas últimas fotografias.

 

24. (NCE) O período “Vossa Excelência não deve fazer prevalecer os seus interesses sobre os de vossos eleitores” foi usado por um deputado para criticar um colega de parlamento. Quanto aos pronomes que compõem a forma de tratamento do período, pode‑se afirmar que:

a) estão todos corretos;

b) está incorreto o emprego do possessivo vossos;

c) está incorreto o emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência, para um deputado;

d) está incorreto o emprego do possessivo seus;

e) estão todos incorretos.

 

25. (UFF) Assinale a opção em que ocorre ERRO de concordância nominal:

a) Parecia meio aborrecida a mulher de mestre Amaro.

b) Pagando cem mil‑réis, ele estaria quites com o velho.

c) O seleiro sentiu o papel e a nota novos no bolso.

d) Floridos montes e várzeas se sucediam na paisagem.

e) Os partidos de cana mostravam tonalidades verde-­esmeralda.

 

26. (Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

a) Uso louça e copo velhos.

b) Uso louça e copo velho.

c) Uso copo e louça velhos.

d) Uso copo e louça velha.

e) Uso copo e louça velhas.

 

27. (Unirio) Assinale o item em que se observa incorreção no emprego do verbo:

a) Existiam em redor cavaleiros palradores.

b) Devia haver sol e mormaço.

c) Haviam muitas aves e plantas.

d) Faz alguns momentos que eu descansara.

e) Fazia cinco horas que eu estava viajando.

 

 28. (NCE) Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.

a) Constatara que não havia dois navios iguais.

b) Era bastante impecáveis alguns barcos.

c) Estava faltando apenas duas lanchas.

d) Vão fazer muitos anos que deixou a agência.

e) Só lhe interessava cargueiros de grande porte.

 

29. (NCE) Coloque C ou I nos parênteses, conforme a concordância nominal esteja correta ou incorreta.

(     ) Barcaça e veleiro novos.

(     ) Barcaças e veleiro novos.

(     ) Veleiro e barcaça novo.

Marque a seqüência correta.

a) C – C – C.

b) C – C – I.

c) C – I – I.

d) I – C – C.

e) I – I – C.

 

30. (UFF) Assinale a opção em que a norma culta da língua admite só uma concordância verbal:

a) A maioria das pessoas, aqui, não sabe do que está falando.

b) Um e outro protestaram contra a derrubada de eucaliptos.

c) Defendiam o meio ambiente a comunidade e o vigário.

d) Não faz falta nenhuma o eucalipto e os cupins.

e) Iam dar seis horas no relógio da praça.

 

31. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal:

a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.

b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

c) Fazem dois meses que o visitei.

d) Fui eu quem apresentei esta solução.

e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.

 

32. (NCE) Quanto à concordância verbal, está incorreta de acordo com o padrão escrito da língua a frase:

a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas;

b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário;

c) Já soou meio‑dia no relógio da torre;

d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas;

e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

 

33. (UFF) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:

“Sempre _____________ pessoas que se _____________ a _____________ o domínio do cangaço.”

a) houve / disporam / refreiar.

b) houve / dispuseram / refrear.

c) houveram / disporam / refrearem.

d) houveram / dispureram / refreiaram.

e) haviam / dispunham / refrear.

 

34. (CESGRANRIO) Assinale a concordância verbal ERRADA:

a) Já é uma hora da tarde, e ele ainda não chegou.

b) Fazia três anos que ele viajara para Belém.

c) Na reunião só havia cinco representantes do Sindicato.

d) Deve existir pelo menos mais de três documentos guardados.

e) Qual dos três cientistas ganhará o prêmio este ano?

 

35. (PUC) Levando‑se em conta a NORMA CULTA da língua, assinale a opção na qual uma das frases apresenta uma concordância verbal INACEITÁVEL.

a) Já é uma hora da tarde. - Já são duas horas da tarde.

b) Deve haver alguma solução para o caso. - Deve haver várias soluções para o caso.

c) Falta um dia para o início das aulas. - Faltam dez dias para o início das aulas.

d) A maioria dos alunos não reclamou do calor. - A maioria dos alunos não reclamaram do calor.

e) Apareceu ao longe um vulto assustador. - Apareceu ao longe vultos assustadores.

 

 36. (UFG) Assinale a única frase que se preenche corretamente apenas com a primeira forma verbal entre parênteses.

a) Muitos de nós __________ pela alfabetização dos povos. (lutam ‑ lutamos)

b) A maioria dos indivíduos __________ com uma vida digna. (sonha ‑ sonham)

c) __________ ‑se, antigamente a leis extremamente severas. (Obedecia ‑ Obedeciam)

d) __________ da ignorância o subdesenvolvimento e a miséria. (Nasce ‑ Nascem)

e) __________ ‑se lado a lado a miséria e a doença. (Encontra ‑ Encontram)

 

37. (FURRN) Ora, ______ meses que não ______ na escola fatos como aquele que até agora nos ______ .

a) faz – ocorrem – perturbam.

b) fazem – ocorre – perturbam.

c) fazem – ocorre – perturba.

d) faz – ocorre – perturbamos.

e) faz – ocorrem – perturba.

38. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta:

a) Ouviram‑se as notícias mais desencontradas.

b) Trata‑se de questões muito sérias.

c) Faziam anos que o país não escolhia democraticamente o presidente.

d) Poderá haver comentários positivos quanto à eleição.

e) Deveriam existir situações menos constrangedoras.

 

39. (UEBA) A alternativa em que o verbo entre parênteses deve ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular é:

a) (Chover) confetes na festa de aniversário de Maria.

b) Tu não (dever) te preocupar com a vida dos outros.

c) (Acontecer) coisas estranhas naquela festa.

d) No tempo de Cristo (haver) muitas pessoas incrédulas.

e) Não (restar) mais dúvidas sobre a autoria do crime.

 

40. (FURG) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:

“_________ anos que o homem se pergunta: se não _________ medos, como _________ esperanças?”

a) Faz – houvesse – existiriam.

b) Fazem – houvesse – existiriam.

c) Fazem – houvessem – existiriam.

d) Faz – houvesse – existia.

e) Faz – houvessem – existiria.

 

GABARITOS

 

01. C    11. B    21. D    31. C

02. A    12. A    22. A    32. D

03. C    13. A    23.D     33. B

04. B    14. C    24. B    34. D

05. D    15. A    25. B    35. E

06. B    16. C    26. E    36. C

07. A    17. B    27. C    37. A

08. C    18. C    28. A    38. C

09. C    19. A    29. B    39. D

10.A     20. C    30.E     40. A